02/06/2021

medida excepcional e temporária

Para responder aos problemas de liquidez e de fluxos de tesouraria provocados pela actual pandemia do COVID-19, foi adoptada uma medida excepcional e temporária dirigida aos sectores da produção de Aves, Ovos, Carne de Suíno e Leite de Pequenos Ruminantes, prevista no artigo 39.º-B do Regulamento (UE) n.º 1305/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Dezembro, no âmbito do PDR2020.

Uma vez terminada a fase de candidaturas ao referido apoio e tendo sido apurado que alguns operadores dos sectores previstos não tiveram oportunidade de aceder à medida por motivos essencialmente administrativos, foi estabelecido o regime de aplicação da nova medida excepcional e temporária através da publicação da Portaria n.º 115-A/2021, de 28 de maio, que prevê igualmente a inclusão de outros sectores de actividade que não foram abrangidos pela Portaria anterior e cuja candidatura decorrerá de 31 de Maio de 2021 a 18 de Junho de 2021.

Nesse sentido, foi concedida uma dotação orçamental global de 11,1 milhões de euros, repartida para os seguintes sectores de produção:

a.      Sector das aves

b.    Sector da produção de leite de pequenos ruminantes

c.     Sector da carne de suíno, no que respeita à produção de porcos de engorda das raças Bísara, Malhado de Alcobaça e Alentejano

d.    Sector do vinho certificado

Para informação pormenorizada sobre o apoio, consulte a respectiva área no Portal do IFAP (https://www.ifap.pt/noticia?assetId=23905293)

19/05/2021

Campanha lanar 2021

Caros Associados,

 

A OVIBEIRA vai retomar a concentração de Lã dos rebanhos dos nossos associados, com o objetivo de contribuir para a solução de um problema, que se tem vindo a agravar nos últimos anos e que tem afetado o sector. Necessitamos de obter uma maior valorização deste produto através da sua classificação, escolha e loteamento.

Entre em contacto com a sua associação para levantar os sacos e agendar a entrega através do contacto 960 294 051 - Eng. João Serrano.

Início da concentração 2 de Junho.

 

O sucesso da iniciativa depende da participação de todos, contamos consigo!

Contamos consigo!

18/05/2021

Escola de Pastores - 2ª Edição

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro arrancará com uma segunda edição desta atividade formativa, já a partir de dia 14 de junho de 2021.

Destinada a abranger as três regiões DOP do Centro (Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal), a formação decorrerá nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco (ESACB), Viseu (ESAV) e Coimbra (ESAC), com um total de 36 vagas disponíveis. A duração da 2a edição da Escola de Pastores é de 560 horas de formação (150 horas de componente teórica e 410 horas de componente prática).

Os interessados deverão fazer a sua candidatura, até ao próximo dia 24 de Maio de 2021, acedendo ao formulário disponibilizado em: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSdWFHS1H9lHkH.../viewform

11/05/2021

WORKSHOP ONLINE

No próximo dia 1 de junho a OVIBEIRA irá realizar o Workshop “Lãs da Beira Interior – Da Ovelha à Indústria”, no âmbito do projeto do Centro de Competências da Lã.

 

As inscrições estão abertas, e deverão ser realizadas através do seguinte link: https://forms.gle/r4ycnZKM7az8P5Py5

 

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

10/05/2021

PRORROGAÇÃO pu2021

Informa-se que o prazo limite de submissão de candidaturas ao PU2021 foi prorrogado para 31 de Maio.

05/05/2021

Edital n.º 56 Língua azul

Divulga-se o Edital/DGAV referente à Língua Azul, em vigor desde o dia 4 de Maio.

Este Edital resulta da análise de risco efectuada, através da monitorização dos dados do plano de vigilância, da avaliação dos indicadores meteorológicos e dos dados históricos do plano entomológico, verificando-se que estão reunidas as condições para o reinício da actividade do vector responsável pela transmissão do vírus da língua azul.

Nesse sentido, este Edital, revoga o anterior e adapta, face às circunstâncias, as medidas e regras em vigor.